Geral

Gustavo Passos Corteletti é Senior Counsel da prática de Direito Societário do Tauil & Chequer Advogados no escritório de Vitória. Tem conhecimento de Contratos Bancários e Empresariais em geral.

Gustavo participou de inúmeras auditorias jurídicas e deals de M&A. Atua prestando assessoria legal corporativa à indústrias multinacionais do ramo químico, mineração e construção, bem como a instituições de ensino superior.

Gustavo tem experiência relacionada ao assessoramento jurídico de gestora de fundo de investimento atendendo às assembléias das companhias integrantes do portfólio das ações do fundo e na análise e relatório das operações societárias dessas mesmas companhias; bem como no monitoramento e análise dos projetos que receberam recursos do fundo, emitindo relatório em todos os estágios.

Anteriormente trabalhou no Banco Modal, onde foi responsável pela área societária do Grupo Modal, além de ter atuado no assessoramento legal dos contratos e das operações financeiras do banco. Coordenou os escritórios terceirizados para a recuperação de crédito do banco.

Formado na UFES, Gustavo é especializado em Direito Empresarial (IBMEC/RJ), cursou MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria (FGV/ES), e ainda em Direito e Negócios em Petróleo, Gás e Energia (IBP/UERJ). Na área de Petróleo e Gás dedica-se ao relacionamento jurídico com as empresas integrantes cadeia de fornecedores (supply chain).

Na OAB/ES é Presidente da Comissão de Direito Empresarial e Conselheiro Suplente.

Idiomas

  • Inglês
  • Português

Experiência

  • Participou de inúmeras Due Diligences e deals de M&A em diversos ramos, dentre eles, infraestrurura, instituições de ensino superior e rochas ornamentais.
  • Coordenou a implementação do programa de compliance em indústria química multinacional no Brasil.
  • Assessorou companhia multinacional do ramo químico na elaboração, negociação e revisão de acordos de confidencialidade e contratos comerciais necessários a atividade da sociedade no Brasil.
  • Assessorou companhia multinacional do ramo químico na elaboração e registro de atos societários exigidos por lei e de acordo com o contrato social.
  • Assessorou companhia multinacional do ramo químico na elaboração, negociação e revisão de contratos de fornecimento relacionados a sua atividade no Brasil.
  • Assessorou empresas de mineração na elaboração e registro de atos societários exigidos por lei e de acordo com o contrato social; na elaboração de contratos necessários a atividade das sociedades; e em assuntos regulatórios perante o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).
  • Assessorou fundo de investimento na análise e parecer de operações societárias de empresas que o fundo é acionista, com análise dos atos societários e as conseqüências para o fundo.
  • Representou fundo de investimento em Assembléias Gerais de Acionistas de companhias parte do portifólio do fundo de investimento.
  • Assessorou banco de investimento elaborando contratos de compra e venda de ações/quotas, todos os atos sociais relativos às Assembléias Gerais e Reuniões de Sócios e Diretoria, estatutos/contratos sociais, tendo realizado diversas incorporações de empresas. Assessorou ainda na constituição, acompanhamento e elaboração de todos os atos jurídicos relacionados a fundos de investimento que o banco atuava com administrador.
  • Assessorou banco de investimento na elaboração, análise e negociação de contratos financeiros e comerciais, em especial contratos de crédito, nas mais diversas modalidades, com acessórios relacionados às garantias do empréstimo realizado, e ainda contratos de assessoramento financeiro, contratos de fiança e acordos de confidencialidade.
  • Representou empresa concessionária de serviço público em ação judicial relacionada a questões regulatórias envolvendo discussão do equilíbrio econômico e financeiro do contrato de concessão.
  • Representou acionistas em ação judicial envolvendo responsabilidade dos administradores de sociedades empresarias.
  • Representou companhia brasileira em ação judicial relacionada a cobrança de comissões de representação comercial realizada na venda de locomotivas de companhia estrangeira a empresa do setor ferroviário no Brasil.

Formação Acadêmica

Universidade do Estado do Rio de Janeiro and Instituto Brasileiro do Petróleo, Gas e Energia, Direito e Negócios do Petróleo, Gás e Energia

Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC/RJ), LLM em Direito Empresarial

Universidade Federal do Espirito Santo (UFES), Bacharel em Direito

Fundação Getúlio Vargas (FGV/ES) , MBA em Finanças, em andamento

Inscrições

Ordem

  • Brasil