Geral

Daniella Raigorodsky Monteiro é sócia das áreas societária, fusões e aquisições, governança corporativa e contratual do Tauil & Chequer Advogados no escritório de São Paulo.

Daniella possui vasta experiência na área societária, que vai além de sua atuação no dia-a-dia corporativo, tendo atuado com assessora em diversos processos privados e públicos de M&A, desinvestimentos e vendas de negócios, reestruturação societária e governança corporativa. Daniella também atuou como project counsel no planejamento, negociação e fechamento de diversas operações estruturadas.

A atuação de Daniella em operações societárias é focada em projetos de fusões e aquisições (envolvendo compra e venda de ações e de ativos), na constituição de joint ventures e formação de alianças estratégicas, principalmente nos setores de infraestrutura, logística e energia (nos segmentos de geração, transmissão e distribuição), com ênfase em operações cross-border.

A atuação de Daniella na prática de governança corporativa envolve a assessoria ao conselho de administração e ao time de management de seus clientes em relação a diversos temas societários, de governança corporativa, gestão de riscos jurídicos e demais assuntos relacionados, incluindo o cumprimento de leis societárias e de mercado de capitais, atendimento aos dispositivos de acordos de acionistas e demais documentos aplicáveis às companhias e seus stakeholders. Daniella assessora seus clientes tanto em assuntos corporativos do dia-a-dia quanto em relação a assuntos mais complexos (i.e. situações envolvendo troca de controle, ativismo de acionistas e substituição e mudança de composição dos órgãos de governança). Daniella é membro do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC e do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial – IBRADEMP.

Idiomas

  • Inglês
  • Português

Experiência

Abaixo estão listadas-por ano- as maiores operações em que Daniella atuou:

  • Assessoria à Tractebel Energia S.A. (hoje Engie) no leilão de privatização da Centrais Geradoras do Sul do Brasil S.A. (Gerasul), que, somando 3.700 MW de capacidade instalada, foi a primeira geradora de grande porte privatizada no país (1998-1999).
  • Assessoria à Tele Norte Leste S.A. na reestruturação societária implementada para incorporação de todas as teles do grupo Telemar pós-privatização (entre 2000 e 2001).
  • Assessoria à Globo Comunicação e Participações – Globopar na reestruturação do endividamento do grupo em (2002-2004).
  • Assessoria à PETROBRAS em diversos projetos de financiamento estruturado durante os anos de 2006 e 2007, tais como (i) projeto de modernização da REVAP, eleito Latin America Deal of the Year 2006 – Project Finance International; (ii); projeto de financiamento (e refinanciamento) e construção dos gasodutos URUCU-MANAUS, MALHAS e GASENE.
  • Assessoria à Terna Participações (atual Taesa), na aquisição de empresas do setor de transmissão de energia elétrica e durante todo o processo de reestruturação societária e de seu endividamento (2008-2010).
  • Assessoria ao grupo mexicano de distribuição de produtos farmacêuticos Casa Saba na aquisição das cadeias de drogarias Drogasmil e Farmalife (2008-2009).
  • Assessoria à empresa norueguesa de alumínio e produtos derivados Hydro Aluminum na negociação e fechamento de diversos acordos com a Vale para criação de uma joint venture para construção de uma refinaria no Pará (Companhia de Alumina do Pará) (2008-2009).
  • Assessoria à Mitsui, UTC Engenharia, Sembcorp e Petrobras, como project counsel, na negociação dos contratos de investimento e parceria para o financiamento e construção das plantas de utilidade no complexo petroquímico COMPERJ (2010-2011).
  • Assessoria ao grupo italiano de infraestrutura Atlantia e sua subsidiária brasileira Autostrade Concessões e Participações Brasil em questões contratuais, societárias e tributárias relacionadas à criação de uma joint venture de US$3,3 bilhões com o Grupo Bertin, AB Concessões S.A. (uma das maiores operações realizadas no setor brasileiro de infraestrutura) (2012-2013).
  • Assessoria à rede hoteleira Hyatt na aquisição de terreno, negociação do financiamento junto ao BNDES (R$300mm) e do contrato de construção do Grand Hyatt Rio de Janeiro (2012-2013).
  • Assessoria à Rex (braço hoteleiro do extinto Grupo X) na venda do hotel Gloria no Rio de Janeiro (2014).
  • Assessoria à Federal Mogul (grande empresa do setor de autopeças) na negociação e fechamento de acordo com a TRW Automotive para aquisição de sua divisão de válvulas de motores (2014-2015).
  • Assessoria à Polynt Composites, empresa líder mundial no mercado de compósitos, na negociação e aquisição da divisão de resina de poliéster do grupo Total (2015).
  • Assessoria a um grupo de investidores durante o processo competitivo de aquisição de participação acionária detida pela Primav (CR Almeida) na Ecorodovias (e indiretamente em suas 17 subsidiárias detentoras de concessão rodoviária e de mobilidade urbana) (2015-2016).
  • Assessoria a um grupo de investidores interessados na aquisição de participação acionária detida pela da OAS na INVEPAR, no âmbito da Recuperação Judicial da OAS (2016).
  • Representação de uma empresa de transmissão de energia elétrica no processo de avaliação de sete concessionárias operacionais de transmissão de nergia elétrica, cuja controladora se encontrava em processo de recuperação judicial (2017-2018).
  • Representação de uma empresa de transmissão de energia elétrica no processo de avaliação de sete concessionárias operacionais de transmissão de energia elétrica, cuja controladora se encontrava em processo de recuperação judicial (2017-2018).
  • Assessoria para a Total S.A. em uma operação internacional complexa envolvendo a aquisição de vários ativos de upstream, midstream e downstream, bem como energéticos, da Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras, no valor aproximado de USD 2,2 bilhões, incluindo a aquisição de duas usinas termelétricas operacionais (2017).
  • Assessoria a uma empresa de transmissão de energia elétrica no leilão privado para a aquisição de uma concessionária operacional de transmissão de energia elétrica (2018).
  • Assessoria para a Vinci Partners na avaliação de determinadas empresas de distribuição de energia elétrica de propriedade da empresa pública brasileira Centrais Elétricas Brasileiras S.A. – Eletrobras, vendidas por meio de leilão público realizado em agosto de 2018 como parte do processo de privatização da Eletrobras, assim como na constituição do veículo de investimento e na análise de toda a documentação da licitação e na avaliação dos principais aspectos regulatórios e societários considerados na elaboração das propostas realizadas com vistas à aquisição das empresas alvo (2018).
  • Assessoria para a ISA CTEEP (uma das principais participantes do setor de transmissão de energia elétrica brasileiro) na avaliação de seis linhas de transmissão de propriedade da empresa pública brasileira Centrais Elétricas Brasileiras S.A. – Eletrobras, vendidas por meio de leilão público realizado em setembro de 2018 como parte do processo de privatização da Eletrobras, assim como na análise de toda a documentação da licitação e na avaliação dos principais aspectos regulatórios e societários considerados na elaboração das propostas realizadas com vistas à aquisição das linhas de transmissão (2018).

Projetos Pro Bono

  • The Nature Conservancy/TNC (organização líder mundial em conservação da natureza): assessoria jurídica com relação à avaliação de investimentos potenciais em alvos ou projetos pela TNC (Brasil). O escopo do trabalho consistiu especialmente na realização de due diligence (societário, tributário, trabalhista, previdenciário, imobiliário, contratos etc.) e na emissão dos respectivos relatórios de due diligence com relação aos alvos e/ou aos projetos correlatos.
  • Hospital Infantil Italiano: assessoria jurídica na elaboração e negociação de determinados convênios técnicos entre o hospital italiano e um hospital infantil localizado no Rio de Janeiro.
  • Global Food banking/GFN (organização global sem fins lucrativos dedicada ao combate a fome por meio de um banco de alimentos): assessoria jurídica relativa à análise de um projeto do SESC denominado “Mesa Brasil”, divisão do SESC sem constituição com uma robusta operação de banco de alimentos, em vista do interesse do SESC de proceder ao pedido para se tornar membro do GFN.
  • Il Sorriso dei miei bimbi (ONG atuante na área de educação da criança e do jovem na Rocinha, a maior favela da América do Sul, com ações de suporte contra pobreza e abandono): assessoria jurídica constante em questões societárias (elaboração de alterações do estatuto social e demais documentos correlatos para cumprir exigência legais e de investidores)
  • Centro Social de Educação e Cultura da Rocinha (ONG com suporte à educação de crianças desafortunadas que vivem na região da Rocinha): assessoria jurídica contínua em questões societárias (elaboração de alterações do estatuto social e demais documentos correlatos para cumprir exigência legais).

Formação Acadêmica

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Pós-Graduação em Direito Empresarial

Saint Paul Business School, Está concluindo o programa de pós-MBA Advanced Boardroom Program for Women (ABPW), o primeiro curso para formação de conselheiros voltado especificamente ao público feminino, ministrado pela Saint Paul Escola de Negócios (conclusão prevista para o final de 2019)

University of Cambridge, Especialização em “Trust, Corporate and Project Finance”

Universidade Mackenzie, São Paulo

Inscrições

Ordem

  • Brasil