Geral

Aline Fidelis é a sócia da área trabalhista do Tauil & Chequer Advogados associado ao Mayer Brown. Ela é especialista em contencioso trabalhista estratégico e consultoria, com mais de 15 anos representando clientes nos seguintes setores: petróleo e gás, mercado de capitais, bancos, educação, life sciences, tecnologia, energia, entre outros. Ela auxilia os clientes com suas habilidades únicas de negociação e capacidade de desenvolver soluções inovadoras.

Sua experiência inclui o desenvolvimento e avaliação de políticas empresarias, planos de incentivo, planos de participação nos lucros ou resultados; representação estratégica do cliente nas negociações coletivas, assembleias e mediações; atuação em dissídios coletivos e de greve, ação de cumprimento e interdito proibitório; assessoria para a contratação de estrangeiros para trabalharem no Brasil e de brasileiros que trabalharão no exterior; condução de ações trabalhistas individuais e coletivas, bem como de ações civis públicas; atuação na defesa dos interesses do cliente em procedimentos preparatórios e inquéritos civis instaurados pelo Ministério Público do Trabalho; prestação de serviços de natureza preventiva, visando a mitigação de riscos e responsabilidades trabalhistas em questões referentes à saúde e segurança do trabalho; contratação, remuneração e término da relação com executivos. 

Aline é membro efetivo da Comissão de Relacionamento da Ordem dos Advogados do Brasil com o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, participa regularmente de conferências e seminários sobre direito do trabalho, além de ministrar aulas sobre o tema.

Idiomas

  • Inglês
  • Português
  • Espanhol

Experiência

  • Nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, atuou na defesa de diversos clientes em ações civis públicas promovidas pela Procuradoria do Ministério Público do Trabalho; representou o interesse de diversos clientes em ações coletivas promovidas por sindicatos da categoria dos trabalhadores e participou ativamente de negociações coletivas.
  • Avaliou e propôs estratégias de mitigação para os riscos trabalhistas de projeto educacional pioneiro no Brasil, envolvendo plataforma digital voltada ao plantão de dúvidas online (para ENEM e vestibulares). O trabalho obteve grande êxito e viabilizou a disponibilização do aplicativo, que chegou a ser premiado como melhor case de educação.
  • Representou, com sucesso, os interesses de diversas sociedades corretoras de câmbio, títulos e valores mobiliários, em conflitos envolvendo o reconhecimento de relação de emprego de Agentes Autônomos de Investimentos.
  • Assessorou importante empresa de telefonia em complexa negociação envolvendo o encerramento da relação de trabalho de seu diretor-presidente, viabilizando a concretização de operação societária pretendida pela empresa.
  • Atuou na defesa de clientes dos setores de educação, bancário, oil & gas, alimentício, varejo, life sciences e moda, tanto em reclamações trabalhistas estratégicas perante os Tribunais Trabalhistas, quanto em procedimentos administrativos perante o Ministério do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho.
  • Prestou consultoria em matéria trabalhista em relevante operação de M&A envolvendo a aquisição de importante rede de churrascarias, no Brasil e no exterior.

Formação Acadêmica

Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Pós-graduada em Direito Civil e Processual Civil

Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EDESP), Cursos de Extensão em Técnicas de Negociação; Gestão e Liderança; Operações de Reorganização Societária e Arbitragem

Escola Paulista de Direito, Pós-graduanda em Direito Previdenciário

Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, Bacharel em Direito

Faculdade de Direito do Largo São Francisco, Curso de Extensão em Temas Relevantes de Direito do Trabalho

Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa, Curso de Extensão em Proteção de Dados e Privacidade

Pós-graduada em Direito do Trabalho

Inscrições

Ordem

  • Brasil
  • Reconhecida pela at Latin American Corporate Counsel Association - LACCA – 2019 e 2020
  • Reconhecida pela Benchmark Litigation (Euromoney) como Labour Litigation Star em 2019