Geral

Aline Fidelis é a sócia da área trabalhista do Tauil & Chequer Advogados associado ao Mayer Brown. Ela é especialista em contencioso trabalhista estratégico e consultoria, com mais de 15 anos representando clientes nos seguintes setores: petróleo e gás, mercado de capitais, bancos, educação,  life sciences, tecnologia, energia, entre outros. Ela auxilia os clientes com suas habilidades únicas de negociação e capacidade de desenvolver soluções inovadoras.

Sua experiência inclui o desenvolvimento e avaliação de políticas empresarias, planos de incentivo, planos de participação nos lucros ou resultados;  representação estratégica do cliente nas negociações coletivas, assembleias e mediações; atuação em dissídios coletivos e de greve, ação de cumprimento e interdito proibitório; assessoria para a contratação de estrangeiros para trabalharem no Brasil e de brasileiros que trabalharão no exterior; condução de ações trabalhistas individuais e coletivas, bem como de ações civis públicas; atuação na defesa dos interesses do cliente em procedimentos preparatórios e inquéritos civis instaurados pelo Ministério Público do Trabalho; prestação de serviços de natureza preventiva, visando a mitigação de riscos e responsabilidades trabalhistas em questões referentes à saúde e segurança do trabalho; contratação, remuneração e término da relação com executivos.

Aline é membro efetivo da Comissão de Relacionamento da Ordem dos Advogados do Brasil com o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, participa regularmente de conferências e seminários sobre direito do trabalho, além de ministrar aulas sobre o tema.

Antes de ingressar no Tauil & Chequer Advogados associado ao Mayer Brown, Aline foi a sócia responsável pela prática trabalhista do Kestener, Granja & Vieira Advogados (2018-2019), associada sênior do Mattos Filho (2015-2018) e do Machado Meyer (2010-2015) e, anteriormente, Aline foi associada do Cescon Barrieu (2009-2010).

Idiomas

  • Inglês
  • Português
  • Espanhol

Experiência

  • Nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, atuou na defesa de diversos clientes em ações civis públicas promovidas pela Procuradoria do Ministério Público do Trabalho; representou o interesse de diversos clientes em ações coletivas promovidas por sindicatos da categoria dos trabalhadores e participou ativamente de negociações coletivas.
  • Avaliou e propôs estratégias de mitigação para os riscos trabalhistas de projeto educacional pioneiro no Brasil, envolvendo plataforma digital voltada ao plantão de dúvidas online (para ENEM e vestibulares). O trabalho obteve grande êxito e viabilizou a disponibilização do aplicativo, que chegou a ser premiado como melhor case de educação.
  • Representou, com sucesso, os interesses de diversas sociedades corretoras de câmbio, títulos e valores mobiliários, em conflitos envolvendo o reconhecimento de relação de emprego de Agentes Autônomos de Investimentos.
  • Assessorou importante empresa de telefonia em complexa negociação envolvendo o encerramento da relação de trabalho de seu diretor-presidente, viabilizando a concretização de operação societária pretendida pela empresa.
  • Atuou na defesa de clientes dos setores de educação, bancário, oil & gas, alimentício, varejo, life sciences e moda, tanto em reclamações trabalhistas estratégicas perante os Tribunais Trabalhistas, quanto em procedimentos administrativos perante o Ministério do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho.
  • Prestou consultoria em matéria trabalhista em relevante operação de M&A envolvendo a aquisição de importante rede de churrascarias, no Brasil e no exterior.

Formação Acadêmica

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, Mestranda em Direito do Trabalho

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, Pós-graduada em Direito do Trabalho

Faculdade de Direito do Largo São Francisco, Curso de Extensão em Temas Relevantes de Direito do Trabalho

Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa, Curso de Extensão em Proteção de Dados e Privacidade

Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EDESP), Curso de Extensão em Operações de Reorganização Societária

Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EDESP), Curso de Extensão em Arbitragem

Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Pós-graduada em Direito Civil e Processual Civil

Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EDESP), Curso de Extensão em Técnicas de Negociação

Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EDESP), Curso de Extensão em Gestão e Liderança

Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, Bacharel em Direito

Inscrições

Ordem

  • Brasil

Leaders League 2021

  • Brazil’s Best Counsel 2021 – Labor Advisory: Recommended
  • Brazil’s Best Counsel 2021 – Labor Litigation: Valuable Practice
  • Transactions & Deals - Labor Advisory: Recommended

LACCA Approved

  • Labour – 2019 / 2020/ 2021

Benchmark Litigation

  • Labour Litigation Star – 2020 / 2021
  •  

Análise Advocacia Mulher

  • Especialidades: Digital / Construção e Engenharia – 2021