maio 13 2021

Resolução PGE nº 4.700/2021: Regulamentada a apresentação antecipada de garantia em execução fiscal no Estado do Rio de Janeiro

Share

Em 10 de maio de 2021, foi publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro a Resolução PGE nº 4.700/2021, que regulamentou a apresentação de garantia para débitos inscritos em dívida ativa perante o Estado do Rio de Janeiro antes do ajuizamento da respectiva execução fiscal.

A possibilidade de apresentação de garantia ainda na esfera administrativa configura medida conveniente ao contribuinte, uma vez que permite a emissão da certidão de regularidade fiscal e evita o ajuizamento de ações acessórias, como a medida cautelar antecedente. A oferta antecipada de garantia, por outro lado, não suspende a exigibilidade dos débitos.

Serão aceitas como garantia: (i) apólice de seguro-garantia, (ii) carta fiança bancária e (iii) outros bens e direitos sujeitos a registro público, passíveis de arresto ou penhora,  observada a ordem estipulada pelo art. 11 da Lei nº 6.830/1980.

A Resolução autoriza, ainda, a indicação de bens ou direitos de terceiros, desde que já expressamente autorizados por estes, e bens e direitos já penhorados, desde que avaliados em montante suficiente para a garantia integral da dívida.

A Procuradoria da Dívida Ativa deverá, em 30 dias, analisar requerimento de antecipação da garantia, sendo possível a recusa da garantia  (fundamentada) ou a intimação do contribuinte para apresentação de informações complementares. Findo o prazo para análise, a Procuradoria promoverá o ajuizamento da execução fiscal em 30 dias.

Também é facultado ao contribuinte formular requerimento de ajuizamento antecipado de execução fiscal para depósito antecipado e garantia do débito. Nesse caso, a Execução Fiscal será ajuizada em até 72 horas do requerimento, possibilitando a suspensão da exigibilidade do crédito caso os requisitos previstos na Resolução sejam observados.

A Resolução PGE nº 4.700/2021 entrou em vigor na data de sua publicação. Para mais informações relacionadas a este informativo, por favor entre em contato com o nosso grupo de Tributário.

Serviços e Indústrias Relacionadas

Serviços

Stay Up To Date With Our Insights

See how we use a multidisciplinary, integrated approach to meet our clients' needs.
Subscribe