abril 23 2020

ANCINE edita medidas para mitigar o impacto da COVID-19 no setor audiovisual brasileiro

Share

A atual pandemia de COVID-19 está provocando sérios impactos no setor audiovisual brasileiro. No início da quarentena, diversos governos estaduais determinaram o fechamento das salas de cinema visando reduzir a aglomeração de pessoas e mitigar as possibilidades de contágio do vírus. 

Nesse sentido, a ANCINE vem publicando portarias estabelecendo medidas administrativas excepcionais para tentar diminuir os efeitos da COVID-19 no setor audiovisual, bem como instituiu uma força-tarefa para acompanhar e analisar a execução de projetos já em andamento.

Na última quarta-feira (22), a Ancine determinou que os recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) serão destinados aos cinemas brasileiros impactados pela pandemia do COVID-19, assim como serão criadas linhas de crédito junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Estima-se que o valor a ser destinado as empresas do audiovisual pode chegar a R$ 400 milhões. Na reunião sobre o tema, também foi colocada em pauta a suspensão temporária de parcelas de obrigações contraídas perante o BNDES antes da pandemia.

Com as incertezas do atual período, as ações da ANCINE são essenciais para auxiliar na subsistência do setor, que é um dos mais impactados pela crise, e possibilitar a sua recuperação quando a situação se normalizar.

Nosso time continuará acompanhando as novidades que impactam o setor do entretenimento, sem dúvida, um dos mais afetados pela crise sanitária global.

Se você deseja receber atualizações regulares sobre os problemas complexos que empresas enfrentam diante do novo coronavírus, por favor se inscreva no tópico COVID-19 de nosso mailing "Special Interest".

Para quaisquer questões jurídicas sobre essa pandemia, favor contatar os autores deste artigo ou o Time de Resposta COVID-19 da Mayer Brown em FW-SIG-COVID-19-Core-Response-Team@mayerbrown.com.
 
Para mais informações relacionadas a este informativo, por favor entre em contato com o nosso time de Propriedade Intelectual & Proteção de Dados.

Stay Up To Date With Our Insights

See how we use a multidisciplinary, integrated approach to meet our clients' needs.
Subscribe