Geral

Norman Nadorff é Special Counsel para o escritório de Tauil & Chequer Advogados, no Rio de Janeiro. Sua prática enfoca direito de energia, contratos comerciais,  e compliance regulatória.

Por 30 anos, Norman atuou como advogado interno de grandes companhias petrolíferas com enfoque sobretudo na América Latina, África Ocidental e Indonésia. Ele foi Sênior Counsel da BP em Angola de 2006 a 2015 e anteriormente foi Gerente Jurídico da BP Brasil e da ARCO Indonésia. Em razão da sua ampla experiência como expatriado, Norman é hábil em encontrar soluções práticas para questões jurídicas delicadas enfrentadas por subsidiárias estrangeiras e em desenvolver departamentos jurídicos nacionais.

Norman elaborou e negociou uma ampla gama de instrumentos jurídicos, incluindo , concessões, PSAs, farmout, JOAs, distibuição de produtos,  licitação conjunta, construção (EPC), perfuração e serviços auxiliares, vendas de gás, acordos de acionistas, e contratos de financiamento de projetos.  Na ARCO, Norman redigiu as políticas da Empresa referentes ao Foreign Corrupt Practices Act, às leis norte-americanas de prevenção de boicotes e às Regulamentações de Exportações dos EUA. Ele participou de investigações relativas a corrupção, fraude, conflito de interesses e captura de reféns.

Norman é Professor Adjunto de Direito na University of Houston Law Center desde 2012 e ensina Elaboração e Negociação de Contratos Internacionais de Petróleo em várias faculdades de direito tanto nos EUA, quanto no exterior.  Em 2006, ele exerceu papéis preponderantes na criação de um programa pioneiro de mestrado internacional em petróleo e gás na faculdade de direito nacional de Angola, programa este que agora já está no seu décimo quarto ano. 

Norman é fluente em português e espanhol, proficiente em francês, possuindo experiência na negociação nestes três idiomas. Ele é  membro do Board da Câmara de Comércio Brasil-Texas e ex-Diretor da Association of International Petroleum Negotiators, na qual ainda desempenha diversos papeis. Norman frequentemente palestra sobre as leis de anticorrupção, elaboração eficaz de contratos e desenvolvimento de quadros locais.

Experiência

  • Elaboração, negociação e implementação de acordos governamentais (PSA, contrato de risco,  concessão etc.): Moçambique (1996-98) (três blocos – incluindo a negociação do CPS de Temane que desencadeou um grande desenvolvimento na área de gás natural); Angola (nove blocos) 1986-8 e 2006-2015; Equador (quatro blocos) 1989-1991; Gabão (quatro blocos) 1988-1991; Congo (dois blocos) 1990; Colombia (dois blocos) 1996-8; Indonésia (seis blocos) 1991-9; Venezuela (quatro blocos) 1996-8; Brasil (dois blocos) 2000-4; Peru (quatro blocos) 1989-1991.
  • Elaboração, negociação e implementação de acordos de operacões conjuntas: Angola (nove blocos) 1986-8 e 2006-2015; Equador (quatro blocos) 1989-1991; Gabão (quatro blocos) 1988-1991; Congo (dois blocos) 1990; Colômbia (dois blocos) 1996-8; Indonésia (seis blocos) 1991-9; Venezuela (quatro blocos) 1996-8; Brasil (seis blocos) 1996-8 e 2000-4; Peru (quatro blocos) 1989-1991; Moçambique (1996-98) (três blocos).
  • Elaboração, negociação e implementação de grandes projetos (incluindo EPC): Angola: (i) Angola LNG; (ii) Bloco 31 (PSVM) FPSO; (iii) Offshore Multi-Bloco de sistema de Fibra Óptica; (iv) Bloco 18 (Grande Plutónio) FPSO; Brasil: Dunas (Belém) Projeto LNG (projeto acabou sendo abandonado); Equador: Villano (província do Oriente) desenvolvimento de petróleo (1996-8); Indonésia: (i) construção do gasducto para o bloco ONWJ Gás Canalizado; (ii) Projeto de Desenvolvimto de Gás (Kangen); (iii) Tangguh LNG.
  • Redação, negociação e/ou implementação de acordos de serviços de petróleo e gás. Exemplos de acordos: Perfuração, Compartilhamento de Sonda, Wellsite, Transporte (por ar, terra ou água); Sísmico; Segurança; Médico; Ambiental; Evacuação de Emergência; Confidencialidade; etc. Países envolvidos: Angola, Brasil, Colômbia, Congo, Gabão, Equador, Peru, Venezuela, Austrália, Nova Zelândia, Síria, Indonésia, Dubai, Egito, Moçambique, Iugoslávia (atual Sérvia).
  • Outros. Consultor principal para projetos cooperativos da industria petrolífera: – Angola – Preparação para Emergências, Projeto Offshore de Fibra Óptica (SOOC); Compra e mobilização de Helicópteros de Emergência Super-Puma (2011 - 2014) e Indonésia: Descomissionamento de plataformas (1992). Saída estratégica do país: Angola, Peru, Gabão e República do Congo.

Publicações e Apresentações

Reconhecimento

  • Educador do Ano, Associação de Negociadores Internacionais de Petróleo (2009)
  • Prêmio especial por serviços, Agostinho Neto University Faculty of Law por serviços de longo prazo para o programa de pós-graduação (LLM) em petróleo e gás (2016)
  • Comentários submetidos anonimamente pelos alunos de direito da University of Houston: “Um verdadeiro expert na área, o Professor Nadorff é um crédito para a Universidade”. “Este foi um dos melhores cursos que eu já fiz. O Prof. Nadorff foi um excelente instrutor e para a turma foi muito vantajoso”.  “Este foi um dos melhores cursos que eu já fiz. As qualidades humanas e o treinamento profissional do Professor Nadorff se sobressaem. A sua aula é exatamente o que um aluno que busca uma carreira como negociador internacional de petróleo necessita.”
  • “Outros membros da AIPN, como Norman Nadorff, promovem contribuições significativas doando seu tempo e esforços realizando cursos para alunos na África e em outras localidades” (Mensagem do Presidente, AIPN Advisor. Setembro de 2012).
  • “HOUSTON—Mesmo no Texas, é raro ouvir o tema da série norte-americana das décadas de 1960-70 The Beverly Hillbillies em uma conferência de petróleo e gás com membros do público harmonizando a letra conforme a deixa. Norman Nadorff . . . . e os participantes do NAPE Summit 2016 fizeram justamente isso em 10 de fevereiro, usando a Balada de Jed Clampett para ouvirem sobre contratos de petróleo e gás—mais especificamente, como eles diferem ao redor do mundo. (“Lessons On Oil, Gas Contracts And Pitfalls: Forget The Beverly Hillbillies”  Velda Addison, E&P Magazine (Hart Energy) 11 de fevereiro de 2016.

Formação Acadêmica

  • The Ohio State University Moritz College of Law, JD
  • Saint Louis University, MA
  • Saint Louis University, BA, summa cum laude
    Phi Beta Kappa

Registros

  • Texas
  • Ohio (inactive)

Idiomas

  • Inglês
  • Português
  • Espanhol
  • Francês

Atividades

  • Diretor da Brazil-Texas Chamber of Commerce (BRATECC)
  • Co-Chair, Workshop de Modelos de Contratos - 2021 e 2022, Association of International Petroleum Negotiators (AIPN)
  • Membro do Conselho Consultivo da Journal of World Energy Law and Business (AIPN/Oxford Press)
  • Membro do Conselho Consultivo do The Ohio State University Moritz College of Law’s International LLM Program
Share