Celso Grisi, que ganha elogios por seu foco em negócios, dinamismo e "notável habilidade para trabalhar de maneira multidisciplinar".
Latin Lawyer 250 2019

Geral

Celso Grisi é sócio da prática Tributária do escritório do Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown, em São Paulo. Celso possui mais de 20 anos de experiência na atuação em contencioso tributário e assessoria tributária (inclusive planejamento tributário), tendo assessorado grandes empresas nacionais e internacionais ao longo desses anos. A sua experiência inclui a elaboração de memorandos e pareceres envolvendo a análise de mérito de matérias tributárias; estudo e desenvolvimento de teses para a discussão de tributos, bem como a estruturação de investimentos estrangeiros e fusões e aquisições por todo o país. Celso, ainda, tem sido fundamental no provimento de soluções tributárias às reconhecidas equipes de mercado de capitais e imobiliário do Mayer Brown no Brasil.

Em relação aos tributos indiretos brasileiros, Celso tem grande experiência na negociação e obtenção de regimes especiais tributários e consultas formais fiscais para um grande número de empresas, sobretudo nos setores químico e automotivo dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina. Além disso, Celso foi, por seis anos, Juiz Vice-Presidente da 8ª Câmara Julgadora do Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de São Paulo (TIT/SP).

Celso é bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP e mestre em Direito Tributário Internacional pela Escola de Direito da Universidade de Michigan. Após lograr aprovação no Mestrado, Celso trabalhou para a Pricewaterhousecoopers em Nova York durante dois anos, assessorando, em particular, fundos de hedge na estruturação de seus investimentos e desinvestimentos na América Latina.

Lecionou Direito Tributário Empresarial na Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie e publicou inúmeros artigos em periódicos jurídicos especializados no Brasil. É membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Direito Financeiro – ABDF, vinculada à Associação Fiscal Internacional (International Fiscal Association – IFA), membro do Instituto Brasileiro de Direito Tributário – IBDT, membro da Rede de Tributação Transnacional (Transnational Taxation Network – TTN), vinculada ao Instituto Internacional de Documentação Fiscal (International Bureau of Fiscal Documentation – IBFD). Celso foi membro do Conselho Científico de Apoio à Pesquisa da Revista de Direito Tributário Internacional – RDTI de 2006 a 2013.

Conforme publicações especializadas, "Celso é exaltado por sua orientação aos negócios, dinamismo e “notável capacidade de trabalhar de forma multidisciplinar". Seu perfil voltado aos negócios possibilitou que ele atuasse como membro do Conselho Fiscal da Clealco Açúcar e Álcool S.A. (2008/2010) e da Dedini S/A Indústrias de Base (2012/2013). Estes são alguns dos maiores clientes assessorados por Celso no ano passado: Mitsui & Co Ltd., Tereos Sugar & Energy, The Dow Chemical Company, GIC, Clarion Partners LLP, Canada Pension Plan Investment Board, Wabco Vehicle Control Systems, Rhodia, GTIS, entre outros.

Idiomas

  • Português
  • Inglês

Formação Acadêmica

Universidade de São Paulo, LLM

University of Michigan Law School, LLM

Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT)

Fundação Instituto de Administração – USP

Catholic University of São Paulo - PUC/SP, Bacharel em Direito

Hague Academy of International Law

University of California, Berkeley

Inscrições

Ordem

  • Brasil

Atividades

  • Juiz Vice-Presidente da 8ª Câmara Julgadora do Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de São Paulo, em seu segundo mandato 2014/2017.
  • Membro, Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Direito Financeiro, relacionada à International Fiscal Association (“IFA”).
  • Membro, Conselho Científico de Apoio à Pesquisa da Revista de Direito Tributário Internacional (“RDTI”).
  • Membro, Instituto Brasileiro de Direito Tributário (“IBDT”).
  • Membro, Transactional Taxation Networ (“TTN”), relacionado ao International Bureau of Fiscal Documentation (“IBFD”).
  • Membro, Comitê Tributário da International Bar Association (“IBA”).
  • Membro, Conselho Fiscal da Dedini S/A Indústrias (2012/2013).
  • Membro, Conselho Fiscal da Clealco Açúcar e Álcool S.A. (2008/2010).
  • "Celso Grisi, que ganha elogios por seu foco em negócios, dinamismo e "notável habilidade para trabalhar de maneira multidisciplinar." Latin Lawyer 250 2018 - Tributário