Geral

Raphael Furtado é associado da prática Tributária do Tauil & Chequer Advogados no escritório de São Paulo. Possui ampla experiência em consultoria e planejamento tributário, especialmente envolvendo investimento internacional, operações de fusões e aquisições, reorganizações societárias, reestruturações de dívidas e operações nos mercados financeiro e de capitais.

Autor de diversos artigos sobre planejamento tributário, tributação internacional e tributação de novas tecnologias. Professor e coordenador do Curso de Extensão em Planejamento Tributário do Instituto Brasileiro de Ensinos Tributários – IBET.

Antes de ingressar no Tauil & Chequer, foi associado de importantes escritórios brasileiros e atuou como advogado in-house da OI S.A., liderando diversos projetos em telefonia fixa, móvel, compartilhamento de infraestrutura, cabos submarinos, TV por assinatura, data-centers e serviços over-the-top.

Idiomas

  • Inglês
  • Português
  • Espanhol

Experiência

  • Assessorou importante empresa do setor de energia (Queiroz Galvão Energia – atual Ibitu Energia) na modelagem e implementação do plano de recuperação extrajudicial (PRE), incluindo a renegociação de passivos, estratégias para eliminação de dívidas intercompany e reorganização de ativos e passivos para implementação do PRE.
  • Assessorou empresa de exploração e produção de petróleo e gás (PetroRecôncavo) em project finance para aquisição de 34 campos de petróleo em terra detidos pela Petrobrás.
  • Assessorou empresa de telecomunicações (OI S.A.) na reorganização societária para viabilizar alienação de UPIs de telefonia móvel, torres, data-centers e TV por assinatura e modelagem contratual e tributária da InfraCo, que reuniu ativos de fibra ótica em modelo de rede neutra.
  • Assessorou empresa estatal de telecomunicações uruguaia (ANTEL) na montagem de suas operações no Brasil, incluindo contratos com empresas de tecnologia para construção conjunta de cabos submarinos de telecomunicações e internet. 
  • Assessorou empresa do setor imobiliário na reorganização de ativos para criação e listagem de um fundo de investimento imobiliário alavancado por créditos de recebíveis imobiliários.

Formação Acadêmica

Universidade de São Paulo, Mestrado em Direito Tributário

London School of Economics and Political Science, LLM, Taxation

Universidade Federal Fluminense (UFF), Pós-Graduação em Direito Financeiro e Tributário

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Bacharel em Direito

Inscrições

Ordem

  • Brasil

Atividades

  • Professor e Coordenador do curso “Planejamento tributário” do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET).