July 20, 2020

Medida Provisória nº 992/2020

Share

Em função da pandemia de Covid-19, a Presidência da República publicou no Diário Oficial da União de 16/07/2020 a Medida Provisória nº 992/2020 ("MP 992"), que, dentre outras matérias, trouxe significativas alterações à Lei Federal nº 13.476/2017 ("Lei 13.476") e à Lei Federal nº 6.015/73 ("Lei de Registros Públicos"), instituindo, então, novos dispositivos que versam sobre a alienação fiduciária de bens imóveis.

As principais mudanças legislativas trazidas pelo art. 14 da MP 992, no âmbito da alienação fiduciária de bens imóveis, quais sejam:

  • Incluir o art. 9º-A à Lei 13.476, de forma a permitir que o fiduciante, com a anuência do credor fiduciário, utilize um bem imóvel já alienado fiduciariamente para garantia de novas e autônomas operações de crédito de qualquer natureza, desde que contratada com o credor fiduciário da operação original. O chamado compartilhamento da alienação fiduciária, acima descrito, poderá ser contratado por pessoa física ou jurídica no âmbito do Sistema Financeiro Nacional1 (§1º). Existe, ainda, a ressalva de que o fiduciante pessoa natural somente poderá contratar as operações de crédito com compartilhamento de alienação fiduciária em benefício próprio ou de sua entidade familiar, devendo apresentar uma declaração contratual a este respeito (§2º);
  • Incluir o art. 9º-B à Lei 13.476 para determinar que, o compartilhamento da alienação fiduciária seja averbado junto ao registro de imóveis competente, consoante a inclusão da alínea 33 do inciso II do art. 167 da Lei de Registros Públicos (§5º do art. 9º-D adiante referido), desde que o título constitutivo desta garantia contenha as seguintes informações (i) do valor principal da nova operação de crédito; (ii) taxa de juros e encargos incidentes; (iii) prazo e condições de reposição do empréstimo ou do crédito do credor fiduciário; (iv) declaração do fiduciante pessoa natural de que a garantia compartilhada será constituída em benefício próprio ou de sua entidade familiar; (v) o prazo de carência, após o qual será expedida a intimação para constituição em mora do fiduciante; (vi) cláusula com a previsão de que, enquanto o fiduciante estiver adimplente, poderá utilizar livremente, por sua conta e risco, o imóvel objeto da alienação fiduciária; (vii) cláusula com previsão de que o inadimplemento e a ausência de purgação da mora em relação a quaisquer das operações de crédito faculta ao credor fiduciário considerar vencidas antecipadamente as demais operações de crédito contratadas no âmbito do compartilhamento da alienação fiduciária, situação em que será exigível a totalidade da dívida para todos os efeitos legais; e (viii) cláusula com previsão de que as disposições e os requisitos de que trata o art. 27 da Lei Federal nº 9.514/1997 ("Lei 9.514") deverão ser cumpridos (§1º). Tais instrumentos poderão ser firmados por instrumento público ou particular, desde que contenham as manifestações de vontade do fiduciante e do credor fiduciário, dispensado o reconhecimento de firmas (§3º) e podendo ser, inclusive, celebrados por meio eletrônico (§2º);
  • Incluir o art. 9º-C à Lei 13.476 para indicar que a liquidação antecipada de quaisquer das operações de crédito, original ou derivada, não obriga o fiduciante a liquidar antecipadamente as demais operações de crédito vinculadas à mesma garantia, devendo serem respeitadas as condições e prazos estipulados para cada uma delas. Com relação à operação liquidada, o credor deve expedir o termo de quitação correspondente e o registro de imóveis competente deve fazer a averbação do cancelamento na matrícula do imóvel (parágrafo único, incisos I e II); e
  • Incluir o art. 9º-D à Lei 13.476 para prever que, em caso de inadimplemento e ausência de purgação da mora em relação a quaisquer das operações de crédito, o credor fiduciário poderá considerar como vencidas antecipadamente todas as demais operações crédito no âmbito do compartilhamento da alienação fiduciária, situação essa em que será exigível do fiduciante o pagamento da totalidade da dívida, incluídos, portanto, todos os saldos devedores de todas as operação de crédito garantidas pelo compartilhamento da alienação fiduciária (§3º) , opção est que, se exercida, deverá constar da intimação para constituição do fiduciante em mora (§2º). Uma vez vencidas antecipadamente todas as operações de crédito, o credor fiduciário promoverá os demais procedimentos de consolidação da propriedade e de leilão de que tratam os art. 26 e 27 da Lei 9.514 (§1º). Adicionalmente, é indicado que o disposto no §5º do art. 27 da Lei 9.514 (que prevê que, se, no segundo leilão, o maior lance oferecido não for igual ou superior ao valor total da dívida, considerar-se-á extinta a dívida), não se aplica às operações garantidas pelo compartilhamento da alienação fiduciária, hipótese em que o credor fiduciário poderá exigir o saldo remanescente, exceto quando uma ou mais operações tenham natureza de financiamento imobiliário habitacional contratado por pessoa natural.

Faça sua inscrição no nosso mailing para receber nossos alertas imobiliários com atualizações sobre os temas tratados neste informativo, assim como informações sobre medidas que afetem o mercado imobiliário.

1 Que, de acordo com o § 4º do artigo 22 da Lei nº 4.728, de 14 de julho de 1965, "O sistema financeiro nacional, para os efeitos deste artigo, compreende o mercado de capitais e todas as instituições financeiras, públicas ou privadas, com sede ou autorizadas a funcionar no País".

Related Services & Industries

Stay Up To Date With Our Insights

See how we use a multidisciplinary, integrated approach to meet our clients' needs.
Subscribe