O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), em reunião do dia 9 de dezembro de 2014, aprovou a recomendação para realização da 13ª Rodada de Licitações pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

De acordo com um anúncio anterior do Ministério de Minas e Energia (MME), é esperado que a 13ª Rodada de Licitações ocorra no primeiro semestre de 2015, provavelmente em junho.

As áreas a serem licitadas ainda estão em fase final de avaliação e serão definidas no início de 2015. Entretanto, a ANP tem anunciado que a próxima rodada focará em blocos marítimos da margem leste do país, que se estende da Bacia de Pernambuco-Paraíba. Ainda assim, o Ministério de Minas e Energia confirmou que serão incluídas tanto áreas maduras, como áreas de nova fronteira, como a Bacia de Pelotas.

Além das áreas marítimas mencionadas acima, a 13ª Rodada de Licitações também deve incluir dez áreas terrestres com acumulações marginais, recentemente submetidas a uma consulta de interesse pela ANP. A inclusão dessas áreas busca estimular a participação de pequenas e médias empresas e deve compreender campos marginais nas Bacias do Recôncavo, Espírito Santo, Tucano Sul, Paraná e Barreirinhas.