Geral

Alfredo Ventura é Senior Counsel da prática Trabalhista e Previdenciária do Tauil & Chequer Advogados no escritório do Rio de Janeiro. Alfredo Ventura concentra-se na prática em legislação cível e trabalhista, informando e orientando empresas locais e internacionais da indústria de petróleo e gás. Alfredo é um advogado com sólida experiência nas mais variadas questões sobre conflitos individuais e coletivos do trabalho e também possui sólida experiência no contencioso cível, com atuação em escritório de advocacia próprio.

Sua experiência anterior ao escritório Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown inclui: Professor, Universidade Salgado de Oliveira, Campus São Gonçalo, 1997 – dias atuais; Atuação Particular, 1995-2007; Professor, Universidade Salgado de Oliveira, Campus Niteroi, 1998 – 2007; Advogado Trabalhista, MP Advocacia, 1998-1999; Estagiário de Direito, Escritório de advocacia José Danir Siqueira do Nascimento, 1986-1989.

Idiomas

  • Português
  • Inglês

Experiência

  • Assessorou uma empresa de perfuração em várias reclamações trabalhistas propostas por expatriados e empregados brasileiros. Ajudou de forma substancial a empresa em casos complexos de expatriados e empregados estrangeiros envolvendo conflitos da legislação trabalhista internacional. Com essa orientação, a Empresa celebrou vários acordos favoráveis nos autos de reclamações com os mais diversos pedidos. Auxiliou a empresa anualmente na negociação de acordos coletivos junto ao Sindicato dos Empregados. Prestou aconselhamento e pareceres jurídicos constantes e regulares com relação a uma ampla gama de assuntos relacionados a direito trabalhista e de seguridade social.
  • Assessorou uma indústria petrolífera em várias reclamações trabalhistas propostas por expatriados e empregados brasileiros, inclusive relativas a diretores. Com essa orientação, a empresa celebrou vários acordos favoráveis nos autos de reclamações com os mais diversos pedidos. Auxiliou a Empresa anualmente na negociação de acordos coletivos junto ao Sindicato dos Empregados. Prestou aconselhamento e pareceres jurídicos constantes e regulares com relação a uma ampla gama de assuntos relacionados a direito trabalhista e de seguridade social.
  • Assessorou uma prestadora de serviços geofísicos em várias reclamações trabalhistas bastante relevantes propostas por empregados brasileiros, postulando o reconhecimento de vínculo empregatício com a empresa brasileira e empregados brasileiros.
  • Assessorou uma fábrica com relação a reclamações trabalhistas importantes e estratégicas propostas em face da empresa, incluindo reclamações de empregados da alta administração e vendedores. Auxiliou a empresa anualmente na negociação de acordos coletivos junto ao Sindicato dos Empregados. Prestou aconselhamento e pareceres jurídicos constantes e regulares com relação a uma ampla gama de assuntos relacionados a direito trabalhista e de seguridade social.
  • Analisou as contingências, os passivos e os riscos trabalhistas e civis das operações de um Fundo junto a importantes grupos econômicos em que o Fundo investe. Analisou os procedimentos do departamento de recursos humanos e os procedimentos internos das empresas com as quais o Fundo possui operações.
  • Representou uma empresa do agronegócio na aquisição de ativos importantes, analisando o trabalho de due diligence do passivo trabalhista envolvendo litígios complexos.

Formação Acadêmica

Universidade Federal Fluminense (UFF), Bachelor of Laws

Inscrições

Ordem

  • Brasil

Atividades

  • Membro da Comissão de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), 2003-2006