Geral

André Valicente é associado da prática de Ambiental do Tauil & Chequer Advogados no escritório do Rio de Janeiro. Com experiência na advocacia Ambiental desde 2019, atua na consultoria preventiva, incluindo licenciamento ambiental, áreas contaminadas e avaliação de riscos em auditorias ambientais, e no contencioso, incluindo processos administrativos, inquéritos civis, ações civis públicas e contencioso de crise. Possui experiência na avaliação de riscos jurídico-ambientais em indústrias diversas, particularmente no setor de energia e infraestrutura, e no relacionamento com órgãos governamentais e Ministério Público, além de experiência diária no contencioso ambiental, administrativo e judicial, no âmbito federal e em diversos estados da federação.

Experiência

  • Assessorou grande multinacional espanhola do setor de energia com os aspectos ambientais relacionados ao desenvolvimento de projetos solares e eólicos no estado da Bahia e do Rio de Janeiro, incluindo questões de espaços especialmente protegidos e compensação ambiental.
  • Assessorou grande empresa brasileira da área de construção naval, leasing e serviços operacionais de navios em questões envolvendo licenciamento ambiental e Termos de Compromisso de Compensação Ambiental.
  •  Assessorou grande consórcio brasileiro do setor de energia hidrelétrica em diversas questões relacionadas à ocupação de terrenos e construção de barragens.
  • Assessora grande indústria brasileira madeireira na atualização das normas internacionais, federais, estaduais e municipais relevantes para todas as atividades realizadas pelo grupo.

Formação Acadêmica

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bacharel em Direito

Inscrições

Ordem

  • Brasil