Geral

Julia Serrano é associada da prática de Direito Marítimo do Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown no escritório do Rio de Janeiro, assessorando clientes nacionais e internacionais em assuntos de natureza contratual, societária e regulatória relacionados aos ativos na indústria de petróleo e gás, com foco nos setores de transporte marítimo, navegação de apoio e unidades de produção e perfuração.

Julia assessora clientes na elaboração, negociação e revisão de contratos específicos da indústria de petróleo e gás, em operações de fusões e aquisições e financiamentos, auditorias legais e em matéria administrativa envolvendo a Petrobras e agências regulatórias como a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP e Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ. Sua prática diária consiste em assessorar companhias de E&P e prestadores de serviços offshore na condução de negócios no Brasil, com destaque para empresas operadoras de unidades flutuantes, como FPSOs e FSRUs, plataformas de perfuração e embarcações utilizadas na navegação de apoio marítimo.

Julia também assiste clientes em assuntos relacionados à construção, afretamento e operação e manutenção de embarcações e plataformas utilizadas na indústria de petróleo e gás, incluindo assessoria relativa aos contratos de EPC e EPCI, afretamento e prestação de serviços/O&M, assim como assessora investidores nacionais e estrangeiros na constituição e no desenvolvimento de projetos no Brasil em cumprimento com a legislação local.

Julia acumulou experiência como associada nas áreas de Societário e Petróleo e Gás de renomados escritórios de advocacia no Brasil e também como advogada interna de uma das maiores empresas brasileiras de perfuração, prestando ampla assessoria jurídica em assuntos de natureza societária, regulatória e negocial.

Idiomas

  • Inglês
  • Francês
  • Português
  • Espanhol

Experiência

  • Assessorou uma joint venture entre uma empresa norueguesa e uma empresa italiana operadoras de FPSO nas negociações com uma major operadora de E&P holandesa relativas aos contratos para construção (EPCI), afretamento, operação e manutenção (O&M) de um FPSO que ficará localizado na área do pré-sal da Bacia de Santos.
  •  Assessorou uma empresa norueguesa operadora de FSRUs na análise dos contratos de afretamento e prestação de serviços para operação de uma unidade de regaseificação para um projeto de GNL no Porto de Santos.
  • Assessorou um terminal portuário brasileiro em uma licitação da Petrobras para fornecimento de base logística para bobinas e acessórios flexíveis submarinos, incluindo a elaboração de um parecer para subsidiar a qualificação do cliente no procedimento licitatório.
  • Assessorou um banco de investimentos chinês na potencial aquisição de participação societária em uma joint venture multinacional que possui e opera um FPSO para a Petrobras na área do pré-sal.
  • Assessorou uma operadora norueguesa de FPSOs na análise de contratos de afretamento e serviços e documentos relacionados para diversas licitações da Petrobras para FPSOs.
  • Assessorou uma empresa de navegação japonesa (em parceria com um conglomerado japonês e uma prestadora de serviços de petróleo e gás holandesa) na análise dos contratos de afretamento e de serviços relacionados à licitação da Petrobras para o FPSO do Campo de Mero 2.
  • Assessorou uma multinacional operadora de sondas de perfuração no refinanciamento de bonds no valor de USD 150 milhões e de um empréstimo no valor de USD 350 milhões na Noruega, nos quais sua subsidiária brasileira figurou como garantidora.
  • Assessorou uma empresa norueguesa de E&P na estruturação de seu novo negócio de E&P no Brasil, incluindo a elaboração dos principais modelos de contratos a serem utilizados na contratação de serviços sísmicos e de perfuração.
  • Assessorou bancos de investimento na estruturação de uma emissão de bonds no valor de USD 400 milhões na Bolsa de Valores de Oslo para financiar a aquisição e o desenvolvimento de determinados campos de petróleo por uma empresa brasileira de E&P concessionária de ativos nas Bacias de Campos, Foz do Amazonas e Ceará.
  • Assessorou um estaleiro chinês em uma potencial litígio contra o Governo do Estado do Rio de Janeiro devido ao descumprimento das obrigações de pagamento de um Contrato de Construção Naval para a construção e venda de uma série de embarcações de passageiros.
  • Assessorou diversos operadores de FPSOs, sondas de perfuração e embarcações de apoio em discussões administrativas envolvendo a aplicação de multas contratuais e regulatórias;
  • Assessorou diversos armadores em licitações realizadas pela Petrobras para afretamento e operação de FPSOs, unidades de perfuração e embarcações de apoio.

Formação Acadêmica

University of Coimbra, JD

Fluminense Federal University, JD

Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ), LLM, Corporate Law and Capital Markets

Inscrições

Ordem

  • Brasil