Geral

Marcelo Ramos Leite é associado da prática de Anticorrupção & Compliance do Tauil & Chequer Advogados no escritório de São Paulo. Possui experiência na condução de investigações internas, bem como assessoria em casos de violação às legislações anticorrupção local e estrangeira e aplicação de medidas disciplinares. Marcelo atua também na implementação e revisão de programas de compliance, due diligence Anticorrupção & Compliance no contexto de operações de M&A e avaliação de risco de terceiros (“risk assessment”). Além disso, possui experiência com direito societário e M&A.

Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), realizou intercâmbio acadêmico na Lund University (Suécia), e participou de curso de verão sobre Corporate Law and Governance na London School of Economics and Political Science (LSE), no Reino Unido.

Antes de se associar ao Tauil & Chequer Advogados, Marcelo atuou em renomado escritório de advocacia em São Paulo e Porto Alegre.

Idiomas

  • Português
  • Inglês

Experiência

  • Condução de investigações internas independentes. Atuou em investigações de empresas nacionais e multinacionais dos setores de óleo e gás, tecnologia da informação, eventos e entretenimento, serviços, farmacêutico e life sciences, e de bens de consumo.
  • Implementação e revisão de códigos de conduta.
  • Análise de risco (“risk assessment”) e criação, aprimoramento, adequação à legislação brasileira, implementação, treinamentos, supervisão de funcionamento e operacionalização de programas e políticas de compliance.
  • Condução de due diligence anticorrupção em terceiros e com foco em operações de M&A.
  • Elaboração e revisão de contratos comerciais sob a perspectiva Anticorrupção & Compliance.

Formação Acadêmica

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Bacharel em Direito

Lund University, Sweden, Exchange Student

London School of Economics and Political Science, Corporate Law and Governance, Summer School

Inscrições

Ordem

  • Brasil