"O sócio 'Up-and-coming' Apoena Joels representa, frequentemente, empresas públicas e privadas em operações de fusões e aquisições, geralmente envolvendo investimentos de private equity. Ele é recomendado pelas fontes do mercado como 'um advogado inteligente' que 'entende o que o cliente está procurando e entrega de acordo.'"
Chambers Latin America

Geral

Apoena Joels é sócio da prática de Societário e Fusões e Aquisições de Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown. Ele fica baseado no escritório de São Paulo, porém também fica tempo substancial no escritório de Nova Iorque. É especializado em fusões e aquisições nacionais e internacionais, operações de private equity e joint ventures, envolvendo empresas de capital fechado e aberto. Apoena foi responsável por estruturar e implantar uma gama de operações de mercado de capitais de dívida e capital (aberturas de capital – IPOs, follow-ons, títulos, debêntures, notas e outros instrumentos de dívida), operações estruturadas e constituição de fundos e outros veículos de investimento.

Antes de vir para Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown, Apoena foi Sócio nos escritórios do Rio de Janeiro e de São Paulo de Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados; Associado Sênior nos escritórios do Rio de Janeiro e de São Paulo de Barbosa, Müssnich e Aragão Advogados; Associado Estrangeiro no escritório de Nova Iorque de LeBoeuf, Lamb, Greene & MacRae LLP e de Dewey & LeBouef LLP; Advogado da Embaixada Brasileira em Washington, D.C.; bem como Associado Estrangeiro para o Período do Verão de Blake, Cassels & Graydon LLP. no escritório de Vancouver.

 

Idiomas

  • Português
  • Inglês

Experiência

  • Assessorou a Petrobras na aquisição, pela Eneva, por meio de sua subsidiária Parnaíba Gás Natural, de 100% dos direitos de exploração e produção detidos pela Petrobras no Campo de Azulão, localizado na bacia do Amazonas, estado do Amazonas.
  • Assessorou a Cerberus Capital Management (Global), empresa de private equity baseada nos EUA, na aquisição da Electrical Components International do Brasil, subsidiária da Electrical Components International localizada no Brasil. A aquisição faz parte de uma operação maior na qual a Cerberus adquirá a Electrical Components International.
  • Representou uma das maiores mineradoras do mundo (Vale S.A.) na reestruturação societária da sua divisão de fertilizantes.
  • Assessorou a Solví Saneamento na venda da totalidade das ações, representativas de 100% do capital social da Companhia de Saneamento do Norte, de titularidade da Solví Saneamento, para a Aegea, uma holding brasileira com atuação no segmento de saneamento.
  • Assessorou a Solví, holding do segmento de resíduos, saneamento recuperação energética e engenharia, a qual celebrou um contrato para adquirir 25,5% das ações de emissão da Companhia de Saneamento do Norte detidas pela SAAB Participações e Novos Negócios. A operação faz parte da aquisição de 100% do capital social da Companhia de Saneamento do Norte por parte da Aegea.
  • Assessorou a Vale com relação a um contrato celebrado com a Horizonte Minerals, mineradora localizada no Reino Unido, para a aquisição do projeto Vermelho, que envolve a exploração de níquel e cobalto no estado do Pará.
  • Assessorou na reestruturação societária da Valepar S.A., acionista controladora da Vale S.A., o que levou à renegociação dos principais termos do seu acordo de acionistas, bem como do estatuto social da Vale S.A., com o objetivo, entre outros, de permitir que a Vale S.A. seja listada no segmento especial "Novo Mercado" da bolsa de valores B3 e sua consequente transformação em uma verdadeira companhia aberta (companhia de capital aberto listada, com dispersão de capital, sem um acionista controlador definido), bem como assessorou na subsequente fusão da Valepar S.A. com a Vale S.A.
  • Assessorou a Maersk na estruturação, due diligence e negociação dos respectivos documentos necessários para consumar a venda da Mercosul Line para a CMA.
  • Assessorou a Maersk Line A/S e a Maersk A/S na aquisição da totalidade do capital de emissão da Hamburg Südamerikanische-Dampfschifffahrts-Gesellschaft KG (HSDG), de propriedade da Dr. August Oetker KG, OETKER Nahrungsmittel und Getränke Holding KG, Dr. Crato Gesellschaft mit beschränkter Haftung e Columbus Container Services B.V.B.A.
  • Assessorou a LPP III Empreendimentos e Participações S.A., subsidiária do a GLP Group (Global Logistic Properties Limited), na aquisição da totalidade das ações de emissão da REC São Bernardo Securitizadora de Créditos Imobiliários S.A. (denominação atual da BRPR 46 Securitizadora de Créditos Imobiliários S.A.) de titularidade da BR Properties S.A., proprietária de um ativo imobiliário (galpão) localizado em São Bernardo do Campo, São Paulo.
  • Assessorou o GIF V Fundo de Investimento em Participações (fundo gerido pela Gávea Investimentos) na aquisição de participação na Natural One S.A.
  • Assessorou a Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras), acionista da Petrobras Biocombustível S.A., por sua vez acionista da Nova Fronteira Bioenergia S.A., na reorganização societária da São Martinho S.A. e da Petrobras Biocombustível S.A.
  • Assessorou a Companhia de Mineração Serra da Farofa e a Mineradora Rio Bravo na renegociação dos contratos de arrendamento de direitos minerários celebrados com a MMX Sudeste Mineração (subsidiária da MMX Mineração e Metálicos S.A., agrupada em uma unidade de produção isolada (Mining IPU) que compreende as minas de Ipê e Tico-Tico, localizadas na unidade de Serra Azul no Quadrilátero do Ferro, no estado de Minas Gerais.
  • Atuou como advogado da Cerberus Capital Management L.P. na aquisição da totalidade do capital emitido, em todos os aspectos relacionado à ABC Group, Inc., uma das líderes mundiais na fabricação de sistemas e componentes automotivos.
  • Atuou como advogado da Carlyle Group LP, com relação a todos os aspectos da compra, pela Carlyle, da Total S.A. em razão do processo de recuperação da unidade de produtos químicos especiais do Atotech Group.
  • Assessorou The Carlyle Group em todas as questões de direito brasileiro relacionadas à aquisição mundial do Industrial Packaging Group (IPG), fabricante mundial de embalagens protetoras, tiras e consumíveis para embalagens protetoras, ferramentas e equipamentos, a partir da Illinois Tool Works (ITW), companhia aberta listada na New York Stock Exchange.
  • Assessorou a JFL Realty em todos os aspectos jurídicos relativos à incorporação de um projeto imobiliário na cidade de Campinas, estado de São Paulo. O projeto prevê o desenvolvimento de um shopping center, torres comerciais e residenciais, assim como um hospital.
  • Assessorou a Semp Toshiba Amazonas, comercializadora e fabricante de eletrodomésticos e produtos eletrônicos sediada na cidade de Manaus, estado do Amazonas, na joint venture com a TCL EC, sediada na China. A joint venture estabeleceu os direitos e obrigações de ambas as partes na fabricação e comercialização de produtos eletrônicos no Brasil.
  • Advogado da Celulose Irani S.A., do setor celulose e papel, de florestas em pé. Em razão da venda, a Empresa, por contrato com a Global Fund Reflorestamento e Exploração de Madeira Ltda.
  • Assessorou o BTG em operações relativas à Brasbunker Participações S.A. (“BBK”) desde a aquisição, pelo BTG, de participação naquela empresa em 2010. Em razão de dificuldades financeiras decorrentes da indústria de Óleo e Gás, o BTG realizou uma série de operações que resultaram na transferência da maior parte da sua participação na BBK para entidades controladas pelo Sr. Fabio Soares Miranda de Carvalho, especialista na reorganização de empresas em dificuldades financeiras.
  • Assessorou o BTG na (i) estruturação de uma estratégia de desinvestimento, durante a controvérsia com os acionistas controladores com relação à operação rotineirados negócios, envolvendo extensas negociações com o novo investidor com respeito à sua injeção indireta de capital na empresa (por meio de instrumentos de dívida e de capital), (ii) venda e reestruturação de dívida intercompany de titularidade do BTG totalizando mais de BRL 500 milhões, e (iii) estruturação da captação, envolvendo operações locais (valores mobiliários de emissão privada e pública) e internacionais, garantidas por bens substanciais da empresa, incluindo estaleiros, direitos creditórios, imóveis e outros ativos.
  • Assessorou na venda de 50% do capital votante da Essencis Soluções Ambientais S.A. de titularidade da Estre Ambiental S.A. e da Cavo Serviços e Saneamento S.A. para a Companhia de Projetos Ambientais S.A. (sociedade controlada pela Solví Participações S.A.).
  • Assessorou os acionistas da Ápia SP Participações S.A. na joint venture com a IndoAgri Brazil Participações Ltda. (subsidiária brasileira da IndoFood, companhia de capital aberto indonésia) no desenvolvimento das atividades da Companhia Mineira de Açúcar e Álcool Participações.
  • Assessorou na aquisição, pela TSL Tecnologia em Sistemas de Legislação Ltda., subsidiária do grupo Thomson Reuters, de 100% das ações de emissão da T.Global Participações Societárias S.A., holding da Softway S.A., Trade-Easy e Softleasing, empresas atuantes na indústria de desenvolvimento de softwares para operações de câmbio.
  • Assessorou a Vossloh Cogifer no seu primeiro investimento no Brasil, que consistiu na aquisição indireta da participação de 100% na fabricante de comutadores ferroviários Metalúrgica Barros Monteiro Ltda. (MBM), sediada na cidade de Sorocaba, estado de São Paulo, por meio da aquisição de participação de 100% nas duas holdings da MBM.

Formação Acadêmica

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Pós-graduação em Direito Civil-Constitucional

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Bacharel em Direito

Inscrições

Ordem

  • Brasil

Atividades

  • Inscrito, Ordem dos Advogados do Brasil
  • Membro, International Bar Association
  • Assessor Jurídico Externo para questões societárias do Botafogo Futebol e Regatas (2005 e 2006)
  • Membro, Comitê de Inventivo a Exportações do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (2003 ao presente)
  • Membro, Instituto ABCI – Analistas Brasileiros de Comércio Internacional (2007 ao presente)
  • "O sócio 'Up-and-coming' Apoena Joels representa, frequentemente, empresas públicas e privadas em operações de fusões e aquisições, geralmente envolvendo investimentos de private equity. Ele é recomendado pelas fontes do mercado como 'um advogado inteligente' que 'entende o que o cliente está procurando e entrega de acordo.'" Chambers Latin America 2020
    • Advogado recomendado em The Legal 500 Latin America 2019
  • O sócio 'Up-and-coming' Apoena Joels é reconhecido por sua experiência em aquisições nacionais e internacionais de private equity e operações de M&A envolvendo empresas de capital aberto e fechado. Ele também é consultado pela sua experiência em operações de mercado de capitais e operações estruturadas." "Os clientes o descrevem como 'um ótimo advogado' que é 'tanto dedicado, quanto ambicioso.'" Chambers & Partners Global 2019
  • "O sócio 'Up-and-coming' Apoena Joels é 'muito bom' assessorando tanto vendedores quanto compradores em aquisições de ações, operações de M&A e joint ventures. Também é experiente na assessoria em reorganizações e assuntos financeiros, incluindo investimentos e desinvestimentos. Joels tem como ponto forte complementar operações de mercado de capitais."
    Chambers Latin America 2019
  • LACCA Approved 2019 em Societário e M&A
  • Latin Lawyer 250 2018 em Private Equity