"É elogiado por seu foco nos negócios, dinamismo e estilo de trabalho multidisciplinar."
Latin Lawyer 250, ed. 2019

Geral

Celso Grisi é sócio da prática Tributária do escritório do Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown, em São Paulo. Celso possui mais de 20 anos de experiência na atuação em contencioso tributário e assessoria tributária (inclusive planejamento tributário), tendo assessorado grandes empresas nacionais e internacionais ao longo desses anos. A sua experiência inclui a elaboração de memorandos e pareceres envolvendo a análise de mérito de matérias tributárias; estudo e desenvolvimento de teses para a discussão de tributos, bem como a estruturação de investimentos estrangeiros e fusões e aquisições por todo o país. Celso, ainda, tem sido fundamental no provimento de soluções tributárias às reconhecidas equipes de mercado de capitais, recuperação judicial e imobiliário do Mayer Brown no Brasil.

Em relação aos tributos indiretos brasileiros, Celso tem grande experiência na negociação e obtenção de regimes especiais tributários e consultas formais fiscais para um grande número de empresas, sobretudo nos setores químico e automotivo dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina. Além disso, Celso foi, por oito anos, Juiz Vice-Presidente da 8ª Câmara Julgadora do Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de São Paulo (TIT/SP).

Celso é bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP e mestre em Direito Tributário Internacional pela The University of Michigan Law School – Ann Arbor. Após lograr aprovação no Mestrado em Michigan, Celso trabalhou para a Pricewaterhousecoopers em Nova York durante dois anos, assessorando, em particular, fundos de investimento (hedge) na estruturação de seus investimentos e desinvestimentos na América Latina.

Lecionou Direito Tributário Empresarial na Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie e publicou inúmeros artigos em periódicos jurídicos especializados no Brasil. É membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Direito Financeiro – ABDF, vinculada à Associação Fiscal Internacional (International Fiscal Association – IFA), membro do Instituto Brasileiro de Direito Tributário – IBDT, membro da Transnational Taxation Network – TTN, vinculada ao Instituto Internacional de Documentação Fiscal (International Bureau of Fiscal Documentation – IBFD). Celso foi membro do Conselho Científico de Apoio à Pesquisa da Revista de Direito Tributário Internacional – RDTI de 2006 a 2013.

Conforme publicações especializadas, "Celso é exaltado por sua orientação aos negócios, dinamismo e “notável capacidade de trabalhar de forma multidisciplinar". Seu perfil voltado aos negócios possibilitou que ele atuasse como membro do Conselho Fiscal da Clealco Açúcar e Álcool S.A. (2008/2010) e da Dedini S/A Indústrias de Base (2012/2013). Estes são alguns dos maiores clientes assessorados por Celso no ano passado: Mitsui & Co Ltd., Tereos Sugar & Energy, The Dow Chemical Company, GIC, Clarion Partners LLP, Canada Pension Plan Investment Board, Wabco Vehicle Control Systems, Rhodia, GTIS, entre outros.

Idiomas

  • Português
  • Inglês

Formação Acadêmica

Universidade de São Paulo (USP), LLM, International Trade Law

University of Michigan Law School, LLM, International Tax Law

Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT), Specialist in Tax Law

Fundação Instituto de Administração – USP, Specialist in Financing and Accounting

Catholic University of São Paulo - PUC/SP, Bacharel em Direito, Law Degree

Hague Academy of International Law, Course on International Trade

University of California, Berkeley, Orientation in the US Legal System

Inscrições

Ordem

  • Brasil

Atividades

  • Juiz Vice-Presidente da 8ª Câmara Julgadora do Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de São Paulo, em seu segundo mandato 2014/2017.
  • Membro, Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Direito Financeiro, relacionada à International Fiscal Association (“IFA”).
  • Membro, Conselho Científico de Apoio à Pesquisa da Revista de Direito Tributário Internacional (“RDTI”).
  • Membro, Instituto Brasileiro de Direito Tributário (“IBDT”).
  • Membro, Transactional Taxation Networ (“TTN”), relacionado ao International Bureau of Fiscal Documentation (“IBFD”).
  • Membro, Comitê Tributário da International Bar Association (“IBA”).
  • Membro, Conselho Fiscal da Dedini S/A Indústrias (2012/2013).
  • Membro, Conselho Fiscal da Clealco Açúcar e Álcool S.A. (2008/2010).
  • Reconhecido em Tax: Counsel. – Leaders League, ed. 2020
  • "É elogiado por seu foco nos negócios, dinamismo e estilo de trabalho multidisciplinar". - Latin Lawyer 250, ed. 2019
  • Recomendado em Tax. – The Legal 500, ed. 2019
  • Highly Regarded - Tax Controversy Leader. - ITR - World Tax, ed. 2018, 2019 e 2020