Geral

Leonardo V. P. Freire é associado da prática de Ambiental do Tauil & Chequer Advogados no escritório de São Paulo. Leonardo tem atuação destacada em resolução de conflitos socioambientais em temas envolvendo áreas contaminadas, resíduos sólidos, licenciamento ambiental e comunidades tradicionais. Sua experiência também abrange o atendimento a demandas consultivas de empresas de diversos setores (energia elétrica, mineração, químicos, infraestrutura, automotivo e agronegócio) acerca da legislação ambiental brasileira, bem como a auditorias jurídicas de questões ambientais em operações de fusões e aquisições e emissões de títulos verdes.

Idiomas

  • Inglês
  • Português

Experiência

  • Membro da equipe de advogados nomeados para representação de uma das maiores empresas de mineração do mundo (BHP Billiton do Brasil Ltda.) em ações judiciais e procedimentos administrativos da ordem de R$ 175 Bilhões de reais, durante a condução e gestão de crise relacionadas aos impactos socioambientais e econômicos decorrentes do rompimento da barragem de Fundão (“Caso Mariana”), participando diretamente da elaboração das defesas judiciais de múltiplas ações civis públicas relacionadas ao caso.
  • Como integrante do time de ambiental, assessorou a diversas empresas do setor de energia na estruturação e aquisição de projetos de energia limpa e renovável (usinas solares, eólicas e termoelétricas a biomassa e gás natural) nas regiões norte, nordeste e sul brasileiras, bem como atuou como consultor membro de time jurídico contratado para elaboração e revisão de projetos legislativos afetos ao setor de energia.
     
 

Formação Acadêmica

Insper, Educação executiva em Direito do Agronegócio

Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ), LLM, Pós-Graduação em Direito do Estado e Regulação

Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ), Especialização em Direito da Energia Elétrica

Pontifical Catholic University PUC/RJ, Bacharel em Direito

Inscrições

Ordem

  • Brasil