Geral

Vinicius de Castro é associado da prática Trabalhista e Previdenciária do Tauil & Chequer Advogados no escritório de São Paulo. Possui experiência em consultivo trabalhista e previdenciário, contencioso trabalhista estratégico nas esferas administrativa e judicial, bem como em contencioso previdenciário administrativo. 

Atua há mais de 8 anos representando empresas nacionais e internacionais de diversos setores, como o farmacêutico, bancário, educação, mercado de capitais, tecnologia, energia, óleo e gás, dentre outros. Sua experiência inclui a elaboração de legal opinions, preparação e revisão de contratos de trabalho e contratos de administradores e diretores estatutários. 

Atua na análise e revisão de planos de opção de compra de ações, elaboração, revisão e negociação de acordos coletivos de trabalho, reenquadramento sindical de empresas e categorias profissionais, revisão de políticas internas de recursos humanos e planos de participação em lucros e resultados. Participação em operações societárias (M&A, IPO, dentre outros), com elaboração de relatórios e pareceres referentes à área trabalhista, bem como revisão de memorandos de ofertas de ações e adequação de práticas trabalhistas para mitigação dos riscos trabalhistas envolvidos nas operações. 

Também possui experiência na condução e gerenciamento de ações judiciais e processos administrativos trabalhistas, incluindo Ações Civis Públicas, Mandados de Segurança e procedimentos administrativos conduzidos pelo Ministério da Economia e Ministério Público do Trabalho.

Idiomas

  • Inglês
  • Português

Experiência

  • Representa a maior operadora privada de gás natural do país (Eneva S.A.) em Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público do Trabalho da 11ª Região, Defensoria Pública do Estado do Amazonas e Ministério Público do Estado do Amazonas, que envolve a continuidade das atividades na obra do Campo do Azulão durante a pandemia do novo coronavírus, cujo projeto possui um investimento aproximado de R$ 1.1 bilhão.
  • Atuou na análise do passivo trabalhista envolvido no processo de aquisição do controle da Eletropaulo pela Enel, que se tornou a maior distribuidora de energia elétrica do país após investimento de R$ 5,5 bilhões na operação.

Formação Acadêmica

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Bacharel em Direito

Inscrições

Ordem

  • Brasil

Atividades

  • Professor Assistente, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP (agosto 2018 – dezembro 2018)
  • Monitor acadêmico, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP (fevereiro 2012 – julho 2013)