Geral

João Cunha é associado da prática de Trabalhista do Tauil & Chequer Advogados no escritório do Rio de Janeiro. João possui experiência no aconselhamento em relação a todos os procedimentos relacionados a questões trabalhistas, englobando questões sobre contratação e demissão de funcionários, bem como aspectos de negociações coletivas ou saúde e segurança do trabalho.

Também possui grande experiência em relação ao contencioso trabalhista e previdenciário, não somente na esfera judicial, lidando com diversos tipos de ações, tais como reclamações trabalhistas, ações coletivas e ações civis públicas, mas também no âmbito administrativo, com constante trabalho junto aos procedimentos junto ao Ministério do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho, como, por exemplo, autos de infração envolvendo grandes montantes e inquéritos civis de alta complexidade.

Em decorrência disso, João possui uma visão estratégica de planejamento trabalhista corporativo, por atuar nas mais relevantes frentes do direito empresarial do trabalho atualmente.

Antes de ingressar em Tauil & Chequer Advogados, João foi associado e estagiário de Trench, Rossi e Watanabe Advogados, de 2015 a 2017. João também foi estagiário nos escritórios Siqueira Castro Advogados e Villemor Amaral.

Áreas de Atuação

Idiomas

  • Português
  • Inglês
  • Espanhol

Experiência

  • Representou empresas nacionais e multinacionais da área de petróleo em ações estratégicas de elevada complexidade, como ações civis públicas, ações coletivas e autos de infração junto ao Ministério do Trabalho.
  • Representou diversas empresas do ramo hoteleiro e de telecomunicações durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (2016), principalmente em negociações coletivas e regularização de mão de obra no Brasil.
  • Representou empresa multinacional do ramo de auditoria e contabilidade em investigações e litígios por fraudes e desfalques no patrimônio realizados por ex-empregados, com análise da política de compliance da empresa.
  • Representou empresa multinacional do ramo de aviação em todos os litígios do âmbito trabalhista e previdenciário no Brasil, judiciais, administrativos e extrajudiciais.

Formação Acadêmica

Faculdade Nacional de Direito (UFRJ), Bacharel em Direito

Universitat de València, Spain, Programa Internacional de Movilidad

Inscrições

Ordem

  • Brasil